De tudo o que somos feitos, pó, purpurina, fome e defeitos, aquilo que me provoca é pouco mais que um devaneio. Se penso na saudade que tem nome e endereço, desejo pular os dias, adiantar o tempo, encarar a morte com a resiliência do zangão que fecunda a abelha rainha. Não é ingratidão ou capricho. É cansaço e desperdício.

Ontem choveu distraidamente. São Pedro se esqueceu de colocar as lentes e seus olhos lacrimejaram lembranças. Será que os santos também se fartam do peso da esperança? Quando eu era criança, minha avó me levava em velórios a tira colo. Como uma bolsa de feira que não dá pra deixar à beira, num canto qualquer, porque está cheia de coisas recém-compradas para o almoço do dia. Uma mistura de iguarias de xepa. Era assim que eu me sentia.

Os corpos, velados nas casas dos mortos, recendiam a parafina. Havia sempre um santo qualquer a espreitar o defunto. O país é católico, as pessoas têm medo, melhor rezar pra qualquer um do que não ter credo nenhum. Aproximei-me da morte mais cedo que a maioria. Herança de avó é espólio que não se ignora. E como não pensar em ir embora?

Trago comigo a memória de um livro no qual a protagonista é zeladora de um cemitério antigo e pitoresco. Com ela eu adormeço e sonho estar em uma locação de novela de época. A zeladora me mostra uma lápide sem epitáfio. Apenas um nome que não conheço. Pergunto de quem é a cova e a resposta é: segredo.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
CasaCor 2022
Saiba Mais

CasaCor 2022

“Queremos aconchego e harmonia”, sintetiza Anna Lucia Azevedo, depois de seu tour pela mostra CasaCor 2022.
Cringe
Saiba Mais

Sou Cringe, e daí?

A pergunta que não quer calar: você que nasceu antes do ano 2000, se considera um Cringe? Comente sua resposta ou fica para uma reflexão...
Saiba Mais

Os opostos se atraem?

Deve ser legal na teoria, mas na prática me parece utópico. Um relacionamento entre pessoas absolutamente diferentes sendo um conto de fadas?
Fé
Saiba Mais

Sua fé costuma faiá?

Cheguei a sentir inveja de quem demonstra uma fé inabalável, e hoje estou em processo de descobrir outros modos de me aproximar do Divino...